TRATAMENTOS ESPECIAIS

CONHEÇA MAIS SOBRE TRATAMENTOS

EXAME DE SALIVA - Diagnóstico utilizado para uso principalmente em 
TRATAMENTO DE MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA E INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

O EXAME DE SALIVA
A análise da saliva humana é tecnologia recente no Brasil, desenvolvida pelo Lab Vitrus, laboratório localizado em Porto Alegre, através de sua titular, Dra. Clarice Luz, renomada profissional, Doutora em Gerontologia Biomédica, Especialista em Imunologia e Análises Clínicas, profunda pesquisadora de diagnósticos. 

A análise de saliva tem várias aplicações das quais a Universal Saúde disponibiliza em parceria com o Lab Vitrus os usos mais correntes que se destinam basicamente para Tratamentos de Modulação Hormonal Bioidêntica  e Intolerância Alimentar.

A coleta da saliva do paciente é feita através de um kit coletor apropriado, conforme imagem ao lado. Para a Modulação Hormonal o kit conterá 3 tubinhos para coletar três amostras em horários diferentes no mesmo dia (manhã-tarde-noite) conforme orientações que seguirão junto com o kit coletor.

Para Intolerância Alimentar será necessária apenas 1 coleta no período da manhã, entre 8 e 9 horas.

A coleta das amostras de saliva é feita no conforto do seu lar, de forma indolor. Depois de coletar é só enviar as amostras nos tubos do kit salivar para o Laboratório, via sedex pelo Correio. Essas amostras têm um bom período de vida útil e não perdem a validade durante o período de coleta e remessa. 
  




Entenda por que a saliva é o meio mais indicado para executar o exame de dosagens hormonais:


  A coleta da saliva  não é invasora e é feita na sua casa. A coleta de sangue é às vezes muito tensa e dolorosa.

A coleta de saliva  é muito simples e totalmente indolor.

As amostra da saliva podem ser cronometradas precisamente o que é crítico para alguns hormônios.

As amostras  múltiplas da saliva são feitas  em um único dia para avaliar a flutuação diária.

O Exame de Saliva é uma instrumento exato e flexível para ajustar e monitorar a terapia da reposição de hormônio.

O Exame de Saliva mede os níveis dos hormônios livres, biodisponíveis, aqueles que se movem livremente nas células e realizam os trabalhos críticos do corpo.



A dosagem feita pelo sangue, além dos elevados custos, é imprecisa pois os hormônios na corrente sanguínea estão em sua maior parte ligados a proteínas carreadoras ou receptores celulares e os resultados vão apresentar a quantidade total do hormônio pesquisado e não a quantidade disponível para cumprir as tarefas necessárias, mascarando assim os resultados e induzindo a diagnósticos equivocados e, por consequência, formulações com dosagens inadequadas ao paciente.

Agora que você já viu como é simples a coleta da saliva e as suas vantagens em relação aos exames de sangue, leia a seguir sobre os principais tratamentos disponíveis a partir do Laudo do Exame Salivar, acessando o link Modulação Hormonal Bioidêntica e Intolerância Alimentar.