UROLOGIA – CONHEÇA ESSA ESPECIALIDADE

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A ESPECIALIDADE DE UROLOGIA

A Urologia é a especialidade da medicina que trata de problemas do Sistema Urinário masculino e feminino (rins, ureteres, bexiga, uretra), bem como do Sistema Reprodutor Masculino (testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis).

Embora a especialidade seja para atendimento tanto ao homem quanto à mulher os homens é que mais a utilizam.

Desde a infância, é esse médico que avalia os problemas de desenvolvimento peniano, alterações de testículos, fimose e acompanhando os meninos até a sua adolescência. Nesta fase vem o acompanhamento da puberdade, orientando-os nos aspectos da sua sexualidade e desenvolvimento.

O adulto jovem necessita frequentemente deste profissional no que diz respeito a distúrbios sexuais, doenças sexualmente transmissíveis (DST), questionamentos com relação a tamanho do pênis, entre outros fatores de dúvida do desenvolvimento sexual. Tem sido cada vez mais frequentes os homens, por ocasião do casamento, procurarem o urologista para exames pré-nupciais e planejamento familiar, assim como as mulheres procuram o médico Ginecologista.

Após este período, quando o homem já tem sua família constituída, o Urologista é procurado para discussão de problemas conjugais, bem como para realizar a vasectomia para controle da natalidade, cirurgia pouco invasiva, realizada em caráter ambulatorial, com anestesia local e com grande índice de sucesso. Muitas vezes, após a vasectomia e em um novo casamento, este homem recorre ao Urologista para fazer a reversão da cirurgia ou questionar outros métodos de fertilização assistida.

A partir dos 40 anos, o Urologista pode iniciar um acompanhamento anual da próstata em virtude dos elevados índices de câncer nesta glândula (cerca de 10% da população). Os índices de cura desta doença são elevados quando o diagnóstico é feito precocemente. Estes exames devem ser realizados anualmente, com o exame digital da próstata, exames de PSA (sangue) e ultrassonografia com biópsias quando necessárias.

Na terceira idade, além destes problemas com a próstata e aumento do risco de câncer nos demais órgãos tratados pelo Urologista, o “fantasma” da disfunção eréctil (impotência sexual) e a deficiência androgênica dos homens maduros (DAEM/andropausa) se mostram com frequência. É o Urologista quem diagnostica as causas da disfunção eréctil (problemas vasculares, hormonais, neurológicos e/ou psicológicos), assim como realiza o tratamento medicamentoso, hormonal, bombas de vácuo, injeções intra-cavernosas ou prótese peniana.

O tratamento hormonal masculino tem sido cada dia mais frequente, e está indicado sempre que o paciente apresenta quadro clínico sintomático (disfunção sexual, perda de massa óssea e muscular, perda de concentração, sintomas parecidos com depressão, entre outros sintomas).

Fonte: www.iup.com.br – Instituto de Urologia de Piracicaba

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Sobre esse assunto (Tratamento Hormonal) acesse aqui e leia informações muito
interessantes obre o tema em Exame de Saliva e Modulação Hormonal Bioidêntica.

 

Conheça agora alguns dos procedimentos adotados em Urologia para aplicações específicas.

Urodinâmica – É o estudo das várias fases do ato de produzir, transportar, reter e excretar urina. Neste exame vai se apurar volume de urina produzido, excretado ou retido, tempo de produção, capacidade volumétrica das vias urinárias e outros parâmetros que serão comparados com dados normais, avaliando assim as condições funcionais do sistema urinário do paciente. Em condições normais de funcionamento, a bexiga armazena a urina em seu interior, retida pelo fechamento da uretra e excretada voluntariamente por músculo específico. O exame de urodinâmica ajuda a diagnosticar eventuais distúrbios neste mecanismo. Normalmente, a bexiga armazena em seu interior a urina, graças ao fechamento da uretra, realizado pelo esfíncter vesical, um músculo de controle voluntário, liberando-a quando desejamos. Juntamente com o relaxamento esfincteriano, a pressão no interior da bexiga é aumentada graças ao músculo detrusor da bexiga e ao aumento da pressão intra-abdominal, fazendo a urina ser expulsa em jatos. A urodinâmica ajuda a diagnosticar e identificar eventuais distúrbios nesse mecanismo.

Fonte : www.abc.med.br

 

Vasectomia – Método contraceptivo

Interrupção por corte dos canais
deferentes no homem, de forma
que o líquido seminal da ejaculação masculina não contenha mais
espermatozoides.
Cirurgia de pequeno porte
feita com anestesia local e praticamente indolor.

 

 

Postectomia – retirada de todo o excesso de pele que se desenvolve ao redor da glande do pênis, também conhecida como Fimose.

Fisioterapia Uroginecológica – Também chamada de Reabilitação Pélvica, trata das disfunções pélvicas e se caracteriza por ser um tratamento indolor e não invasivo, indicado para pessoas com problemas de incontinência urinária de esforço, bexiga hiperativa, prolapsos genitais (perda muscular de sustentação dos órgãos genitais), pré e pós-operatório de cirurgias pélvicas, enurese (ato involuntário de urinar), dores menstruais, constipação, e incontinência anorretal.

Fonte: www.uroclinicacuritiba.com.br

 

Cistoscopia – É a visualização da bexiga urinária através de um instrumento óptico, o cistoscópio, que é introduzido pela uretra possibilitando ao médico examinar as imagens da uretra, interior da bexiga e da porção terminal dos ureteres em um monitor digital. O cistoscópio consiste em um tubo fino que será introduzido pela uretra, devidamente anestesiada de forma local com gel, e que pode ser semirrígido ou flexível, dependendo do objetivo do exame. O aparelho pode também, em casos de necessidade, retirar fragmentos de tecidos para biópsias.

Fonte: www.abc.med.br

 

 

 

 

Litotripsia Extracorpórea – ou Litotripsia Ortopédica

Procedimento não invasivo de fragmentação do cálculo renal em que ondas de choque são
geradas a partir de uma fonte externa de energia e propagadas no interior do corpo até
a fragmentação do cálculo.

 

 

 

Fonte: www.litotripsia.com.br

 

Beneficiários da Universal Saúde encontram em Curitiba todos os
procedimentos descritos neste artigo a preços acessíveis com corpo
clínico especializado.

UROCLÍNICA :: (41) 3024-8880
Alameda Carlos de Carvalho, 2370 – Batel
www.uroclinicacuritiba.com.br

Deixe uma resposta